domingo, 20 de novembro de 2016

Novas tecnologias e o reencantamento do mundo

Lemos, com frequência, que as tecnologias de comunicação estão provocando profundas mudanças na nossa vida. Elas vêm colaborando, sem dúvida, para modificar o mundo em que vivemos. A máquina a vapor, a eletricidade, o telefone, o carro, o avião, a televisão, o computador, as redes eletrônicas contribuíram para a expansão do capitalismo, para o fortalecimento do modelo urbano, para a diminuição das distâncias. Mas na verdade não são as tecnologias que mudam a sociedade, mas a sua utilização no mundo capitalista que busca o lucro, a expansão, a internacionalização de tudo o que tem valor econômico. Para o capitalismo a expansão da tecnologia é vantagem, pois junto com ela vem o lucro.
Inicialmente a internet foi feita para uso militar hoje a internet continua sendo uma rede para uso militar, mas também é utilizada para pesquisa no mundo inteiro, hoje também é possível para todo tipo de negócios e formas de comunicação. A tecnologia basicamente é a mesma, mas hoje está mais acessível, com mais opções, mais mercados, mais pessoas.
Há um novo reencantamento pelas tecnologias porque participamos de uma interação muito mais intensa entre o real e o virtual

Já na educação as tecnologias de comunicação não substituem o professor, mas modificam algumas das suas funções. A tarefa de passar informações pode ser deixada aos bancos de dados, livros, vídeos, programas em CD. O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante. Num segundo momento, coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos. Depois, questiona alguns dos dados apresentados, contextualiza os resultados, os adapta à realidade dos alunos, questiona os dados apresentados. Transforma informação em conhecimento e conhecimento em saber, em vida, em sabedoria o conhecimento com ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário